Mais um projeto vindo dos estudantes nordestinos! 🤩
Os alunos da ética professor Paulo Freire, localizado na cidade de Carnaíba no estado de Pernambuco, criaram uma luva que estabiliza o tremores de pessoas afetadas pela doença de Parkinson, condição que afeta o sistema nervoso central (região do cérebro encarregado de receber e processar informações), principalmente o sistema motor, responsável por controlar os movimentos do corpo.
O clube de robótica da instituição deu o nome de GrovETE para a luva, que é formada por um motor de HD de computador, um controlado eletrônico de velocidade ESC, uma controladora Arduino e uma fonte elétrica.
O motor gira em alta velocidade e cria forças de estabilidade nas mãos, reduzindo os tremores e possibilitando a realização de atividades do cotidiano, “Esse motor gera uma rotação de mais de 7000 RPM. Essa rotação alta vai estabilizar o movimento. Agente utiliza esse princípio acreditando que ele possa contribuir com a redução dos movimentos involuntários do Parkinson”, informou Gustavo Bezerra, professor supervisor do projeto.
O protótipo é dividido em duas partes acoplada na mão e antebraço do paciente. A primeira é uma luva de academia, com estrutura que fixa o motor do HD usado na mão.
O GrovETE ainda não foi testado em pessoas com Parkinson, pois precisa de autorização de um comitê de ética para isso está passando por adaptações para poder funcionar com baterias. Caso adaptado, certificado e comercializado, a luva pode se tornar uma alternativa mais acessível para pessoas que convivem com Parkinson, podendo custar, em média, R$200, enquanto modelos semelhantes são vendidos por mais de R$ 5000,00 nos Estados Unidos, por exemplo.
Genial concordam? São ideias receptivas como essas que mudam o mundo e torna a tecnologia mais acessível e próximas de todos. Estaremos aqui torcendo e acompanhando as próximas etapas desse projeto! 🚀🤖
Fonte: Folha de Pernambuco/Época Negócios
#robotica #roboticaeducativa #tecnologia #educacao #arduino